Dr. Flávio Gonçalves

Artes & Ofícios – Fisioterapeuta

 

No dia 23 de outubro na Biblioteca Municipal a Fisioterapeuta Dra. Tãnia Velho, dos Serviços de Medicina Física e Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, deu  a conhecer algumas técnicas de postura corporal e tratamentos para lesões do corpo às turmas do 6.º B e G da do Agrupamento.

Artes e Ofícios – Delfins  Associação de Nadadores Salvadores

Realizou-se no dia 30 de maio, quarta-feira, pelas 10h30m, na Biblioteca Municipal uma sessão de sensibilização sobre a segurança dos banhistas nas praias e espaços públicos, normas de respeito e segurança, exemplificando com equipamentos de salvamento pelo nadador- salvador João Pinheiro.

 

 


Artes e Ofícios – Dança

No dia 22 de maio,  duas turmas de alunos do 5º ano da escola Dr. Flávio Gonçalves, estiveram na Biblioteca Municipal com Joana Batista que lhes falou da sua profissão, dos estilos de dança que existem e da dança enquanto arte, visto que hoje em dia, a dança está a ganhar cada vez mais importância, pois é uma manifestação de arte.

Cá ficam alguns momentos:

 

 

 

 


Eu Sou Europeu

No dia 16 de maio  decorreu o Concurso “Eu sou Europeu” do Espaço Europa supervisionado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal . Vinte alunos alunos deslocaram-se a Lisboa acompanhados das professoras Anabela Torre, Antónia Ferreira e Elisabete Martinho.

Deixamos alguns desses momentos.

 

 

 

 

 

 

 


“OS PIRATAS”

No dia 16 de abril, os alunos do 6º ano foram ao teatro, ver a obra “Os Piratas – teatro” de Manuel António Pina, obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura e apresentado pela Companhia de teatro “Caixa de Palco” , no Auditório Municipal.

A atividade desenvolvida pelo grupo de português com a colaboração da BE. Assistiram todas as turmas do 6º ano num total de 268 alunos.

 

 

 

 

 

 

 


Teatro “As rainhas Magas”

Decorreu no dia 24 de janeiro, no auditório, da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves a dramatização da peça de teatro “As rainhas Magas” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Os atores desta peça foram alunos de vários anos escolares, desde o 6.º ao 9.ºs anos de escolaridade.

 

 

 

 

 

Os espetadores da peça foram os alunos do 1.ºciclo das escolas Nova e Desterro e ainda, o jardim de infância.

 

 

 

 

 

E como o Natal é sempre que o homem quiser!, os alunos tiveram ainda oportunidade de participar no momento de animação  (muito divertido!) realizado pelos professores de Música e EMRC da escola Dr. Flávio Gonçalves.

 

 

 

 

 

Continuámos a festejar o Natal, desta feita com a apresentação da peça a toda a comunidade escolar, tendo assistido à referida peça,  Encarregados de Educação/Pais, vários professores,  a diretora e a vicediretora do agrupamento.

 

 

 

 

 

A todos o nosso muito Obrigada!

 


15 de janeiro – dia do Perfil do aluno

O novo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória entrou em vigor em julho e é um “referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino e dos organismos responsáveis pelas políticas educativas, constituindo-se como matriz comum para todas as escolas e ofertas educativas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível
curricular, no planeamento, na realização e na avaliação interna e externa do ensino e da aprendizagem”. (Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho)

 Podem consultar o perfil em site

 A nossa biblioteca comemorou este dia  através da divulgação do conteúdo do  documento “Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória”.

 

 

 

 

 


A viúva e o papagaio

Ainda no mundo das estórias e no âmbito  das Metas Curriculares de Português do  5.º ano de escolaridade, entre os dias 23 de outubro e 4 de novembro, contámos com a presença da contadora de estória Ana Esteves. Desta feita, para nos contar a “Viúva e o Papagaio” de Vírginia Wolf.

12

Destacamos os professores envolvidos na atividade foram Adelaide Fernandes, Cristina Ferreira , Conceição Lages, Maria de Jesus Machado, Maria do Sameiro Carvalhido e as professoras bibliotecárias do agrupamento, Anabela Torre e Cláudia Cruz. Contámos ainda com o apoio da funcionária da BE Fátima Simão.
Participaram na As turmas dos 5.ºs anos assistiram ao evento  e mantiveram uma postura de fascínio até ao seu término.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Contadora de estórias – “O meu pé de Laranja Lima”

Ainda no âmbito do MIBE, a contadora de estórias- Ana Esteves veio apresentar a obra “O meu pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos.

Participaram neste momento todas as turmas do 9.ºano de escolaridade aompanhados pelas professoras de Português Armandina Afonseca e Paula Lima.

 

 

 

 

 

 


Jornadas Europeias do Património Histórias da Terra e do Mar na Póvoa de Varzim

O nosso Agrupamento participou nas  Jornadas Europeias do Património 2017  que decorreram entre os dias 22 a 24 de Setembro na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

IMG_2427

Estas Jornadas foram subordinadas ao tema Património e Natureza.  “Este tema pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões – mais urbanas ou mais rurais – e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza  pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados.”

 

 

 

 

 

Os alunos assistiram à iniciativa O Mar na Toponímia Poveira, atividade lúdica pedagógica alusiva à cultura marítima patente na Toponímia poveira que evoca lugares, feitos, heróis e personalidades ligadas ao Mar e à comunidade piscatória.

 


Formação de delegados

No âmbito do  Plano de Ação Estratégica (PAE) realizou-se no dia 3/10 e 4/10, a formação de delegados de turma: “no sentido de desenvolver um perfil consentâneo com o papel que este deve desempenhar na prevenção e diagnóstico de comportamentos disruptivos e de indisciplina (2º e 3º ciclos).

 

 

 

 

 

 

 


Formação de utilizadores

Decorreu ao longo da semana de 25 a 29 de Setembro, na biblioteca escolar, a formação de utilizadores destinada a todos os alunos do 5.º ano de escolaridade.

O objetivo desta atividade foi apresentar aos alunos a biblioteca da escola, nomeadamente os objetivos de cada uma das diferentes áreas de trabalho.

Os alunos realizaram, em grupo, um bibliopaper para sintetizarem a informação dada pelas professoras bibliotecárias e a ajuda da assistente operacional da biblioteca.

Os alunos estão todos de Parabéns! Não só realizaram o bibliopaper com muita dedicação como mantiveram um comportamento exemplar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios