EB1 Nova

No dia 2 de abril comemorou-se  o Dia Internacional do Livro Infantil. Nesse sentido, realizou-se na Biblioteca Municipal, no dia 10 de abril  uma “Oficina de criação de histórias: jogo das histórias infinitas”, dinamizada pela artista visual Inês de Carvalho.

Participaram na oficina as turmas do 2.º ano dos profs João e Elisabete.

 “Jogo das Histórias Infinitas” é  uma oficina de criação de histórias, para serem ditas, escritas ou dramatizadas, improvisadas, através da associação de elementos estruturantes da narrativa.

A oficina organiza-se em torno de uma sequência de 6 naipes de  cartas com vários temas e cores, sendo composta por  1 personagem real, 1 personagem fantástico, 1 objeto, 1 lugar, 1 ação e 1 emoção.

As histórias e as formas de as inventar e contar são infinitas na imaginação de cada participante.

E olhem que os nossos alunos têm uma imaginação!

Obrigada a todos.


Continuamos com a Hora do Conto e partilhamos convosco os trabalhos criativos (escrita e ilustração) realizados por alguns alunos do 3.º B sobre a obra:”O Sr. do seu Nariz”.


Ainda no dia 23 de março os alunos dos 3.ºs e 4.ºs anos tiveram a oportunidade de, mais uma vez, abordar os riscos inerentes ao mau uso da Internet.

Assim contámos com a presença do Helder Jesus da Biblioteca Municipal para uma sessão de esclarecimentos e brainstorming com os alunos.

Cá ficam alguns registos:


Histórias musicadas

No dia 23 de março, último dia de aulas do 2.º período, as turmas do 1.º A, B e 2.º B estiveram presentes na apresentação da história “O Rato da Cidade e o Rato do Campo” pelo professor Rui Fernandes.

rato.png

A história iniciou-se com a entrada em palco de um narrador muito especial:

30656296_2124956900855793_4124588915485048832_n.jpg

Seguiu-se a escolha das personagens principais e a sua caracterização: O Rato do Campo e o Rato da cidade.

 

A história foi-se desenrolando, ora com o narrador no seu papel, ora com a participação destes ratinhos…..há medida que a mesma avançava, os espetadores foram cantando…e no meio de pormenores eloquentes, surgiram risos e gargalhadas de um público muito feliz!

 

 

 

A Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade escolar e local uma Santa Páscoa!

easter-3091910_960_720

 Dia da Internet mais Segura

No âmbito das comemorações do dia da Internet mais Segura, a professora de TIC  e professora bibliotecária promoveu uma sessão de sensibilização sobre a segurança na Internet. Decorreu no dia 16 de fevereiro.

Os alunos participaram na leitura de textos informativos (Carta dos direitos das crianças para a Internet) e bandas desenhadas tendo-se realizado um debate sobre as várias situações apresentadas.

No final e em jeito de síntese os alunos criaram o jogo “Quanto queres?” com questões e respostas sobre o tema tratado e, embelezaram ainda, os seus jogos com imagens alusivas ao tema.

Ficam alguns momentos.

1ª Fase –Fase de sensibilização/Discussão.

 

 

2ª Fase – Criação do Jogo – “Quanto queres?”

 

 

IMG_40013.ª Fase
Criação do Jogo

 

 

 

Apresentação dos jogos

 

 

 



Artistas Digitais – XVII Edição – Ano Letivo 2017/18

artistas digitais

Para os mais novos (Educação Pré-escolar e 1.º CEB), propomos o tema “Sei uma história…” em que o desafio consiste na representação de momentos, personagens ou ações de uma história que escutaram ou leram num livro ou da emoção que sentiram quando a escutaram ou leram pela primeira vez. De alguma forma, podemos dizer que lhes pedimos uma sugestão de leitura para outros meninos e meninas. Aos alunos do 2.º CEB, propomos o tema “Cenas da Leitura” com uma abordagem mais centrada no ato de ler e na importância do mesmo como fonte de aprendizagem, do desenvolvimento do imaginário, de evasão e entretenimento.

Contadora de estórias – Ana Esteves

Continuamos a festejar o MIBE! e, desta vez contámos com a contadora de estórias Ana Esteves.  Veio contar a “História com recadinho” de Luisa Dacosta.

Participaram nesta atividade os alunos do 4.º A, 4.ºB e 4.º C da Escola Básica dos Sininhos e 4.º A e 4.º B da Escola Básica Nova.

p1 (2)

Os alunos já conheciam a estória, uma vez que a mesma fora estudada em sala de aula com os seus professores. No entanto, consideraram extraordinário que a mesma tenha sido contada por uma “Contadora Profissional”; Assim a definiu um aluno!.

Estão de parabéns os alunos por terem um comportamento irrepreensível. Participaram ativamente na interação estabelecida com os alunos.

 

 

 

Formação de utilizadores

Decorreu no dia 2 de outubro, na escola básica dos Nova decorreu a formação de utilizadores de biblioteca do 1º.ano.

nova

© JoaquimRebelo

Todos os alunos do 1º. ano da escola tiveram oportunidade de conhecer alguns termos relativos à biblioteca escolar. Para tal visualizaram dois vídeos disponíveis na Web e, adequados à faixa etária dos alunos, “Ruca, o bibliotecário” e “Ruca, o Ratinho da biblioteca”.

De seguida, os alunos foram visitar a biblioteca, conhecer o espaço e a forma como os livros se encontram organizados.

Os alunos foram muito interventivos e evidenciaram ter adquirido o conhecimento transmitido.

Anúncios