EB1 Nova

 

No dia 6 de novembro o 2.ºA teve oportunidade de ouvir a história “A girafa que comia estrelas”. Os alunos ajudaram a girafa Olímpia e a Dona Margarida a reunir as nuvens para que chovesse!……A savana precisava e os animais também!

Posteriormente os alunos realizaram a ficha de leitura do manual de Português relativa a esta história.

A-Girafa-que-Comia-Estrelas


No dia 30 de outubro foi a vez do 4.º A e 4.º B ouvirem a história de Luisa da Costa”História com recadinhos”.

Historia-Com-Recadinho

Uma história de bruxas más e uma bruxinha muito especial! Um livro repleto de palavras novas! Aprendemos muito com este livro!!!


No dia 23 de outubro realizámos a formação de utilizadores de bibliotecas escolares, nas turmas dos 1.ºs A e B. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer alguns termos relativos a uma biblioteca escolar através da visualização de 2 vídeos do “Ruca”.


No dia 18 de outubro foi a vez do 1.ºB ouvir a história da Ovelhinha preta. E vejam só o “rebanho” de ovelhas criado por estes alunos!

painel ovelhas


Ainda no MIBE recebemos o escritor, ilustrador e contador de histórias Pedro Seromenho. Podem ver na página do agrupamento informações mais detalhadas, até porque a turma da Prof. Irene criou gravatas e laços muito especiais!


No Mês Internacional da Biblioteca Escolar os alunos tiveram oportunidade de ouvir uma contadora de histórias. Podem ver na página do agrupamento informações mais detalhadas.


No dia 27 de setembro iniciámos as leitura em sala de aula na turma do 1.º A. Os alunos ouviram a história da “Ovelhinha Preta”.

A-Ovelhinha-Preta

 

Ano Letivo 2018/2019


No dia 2 de abril comemorou-se  o Dia Internacional do Livro Infantil. Nesse sentido, realizou-se na Biblioteca Municipal, no dia 10 de abril  uma “Oficina de criação de histórias: jogo das histórias infinitas”, dinamizada pela artista visual Inês de Carvalho.

Participaram na oficina as turmas do 2.º ano dos profs João e Elisabete.

 

 

 “Jogo das Histórias Infinitas” é  uma oficina de criação de histórias, para serem ditas, escritas ou dramatizadas, improvisadas, através da associação de elementos estruturantes da narrativa.

A oficina organiza-se em torno de uma sequência de 6 naipes de  cartas com vários temas e cores, sendo composta por  1 personagem real, 1 personagem fantástico, 1 objeto, 1 lugar, 1 ação e 1 emoção.

 

 

 

 

As histórias e as formas de as inventar e contar são infinitas na imaginação de cada participante.

E olhem que os nossos alunos têm uma imaginação!

Obrigada a todos.


Continuamos com a Hora do Conto e partilhamos convosco os trabalhos criativos (escrita e ilustração) realizados por alguns alunos do 3.º B sobre a obra:”O Sr. do seu Nariz”.

 

 

 

 


Ainda no dia 23 de março os alunos dos 3.ºs e 4.ºs anos tiveram a oportunidade de, mais uma vez, abordar os riscos inerentes ao mau uso da Internet.

Assim contámos com a presença do Helder Jesus da Biblioteca Municipal para uma sessão de esclarecimentos e brainstorming com os alunos.

Cá ficam alguns registos:

 

 

 

 


Histórias musicadas

No dia 23 de março, último dia de aulas do 2.º período, as turmas do 1.º A, B e 2.º B estiveram presentes na apresentação da história “O Rato da Cidade e o Rato do Campo” pelo professor Rui Fernandes.

rato.png

A história iniciou-se com a entrada em palco de um narrador muito especial:

30656296_2124956900855793_4124588915485048832_n.jpg

Seguiu-se a escolha das personagens principais e a sua caracterização: O Rato do Campo e o Rato da cidade.

 

 

 

 

 

A história foi-se desenrolando, ora com o narrador no seu papel, ora com a participação destes ratinhos…..há medida que a mesma avançava, os espetadores foram cantando…e no meio de pormenores eloquentes, surgiram risos e gargalhadas de um público muito feliz!

 

 

 

 

 

 

 

A Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade escolar e local uma Santa Páscoa!

easter-3091910_960_720

 Dia da Internet mais Segura

No âmbito das comemorações do dia da Internet mais Segura, a professora de TIC  e professora bibliotecária promoveu uma sessão de sensibilização sobre a segurança na Internet. Decorreu no dia 16 de fevereiro.

Os alunos participaram na leitura de textos informativos (Carta dos direitos das crianças para a Internet) e bandas desenhadas tendo-se realizado um debate sobre as várias situações apresentadas.

No final e em jeito de síntese os alunos criaram o jogo “Quanto queres?” com questões e respostas sobre o tema tratado e, embelezaram ainda, os seus jogos com imagens alusivas ao tema.

Ficam alguns momentos.

1ª Fase –Fase de sensibilização/Discussão.

 

 

 

 

 

 

2ª Fase – Criação do Jogo – “Quanto queres?”

 

 

 

 

 

 

IMG_40013.ª Fase
Criação do Jogo

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação dos jogos

 

 

 

 

 

 

 



Artistas Digitais – XVII Edição – Ano Letivo 2017/18

artistas digitais

Para os mais novos (Educação Pré-escolar e 1.º CEB), propomos o tema “Sei uma história…” em que o desafio consiste na representação de momentos, personagens ou ações de uma história que escutaram ou leram num livro ou da emoção que sentiram quando a escutaram ou leram pela primeira vez. De alguma forma, podemos dizer que lhes pedimos uma sugestão de leitura para outros meninos e meninas. Aos alunos do 2.º CEB, propomos o tema “Cenas da Leitura” com uma abordagem mais centrada no ato de ler e na importância do mesmo como fonte de aprendizagem, do desenvolvimento do imaginário, de evasão e entretenimento.

Contadora de estórias – Ana Esteves

Continuamos a festejar o MIBE! e, desta vez contámos com a contadora de estórias Ana Esteves.  Veio contar a “História com recadinho” de Luisa Dacosta.

Participaram nesta atividade os alunos do 4.º A, 4.ºB e 4.º C da Escola Básica dos Sininhos e 4.º A e 4.º B da Escola Básica Nova.

p1 (2)

Os alunos já conheciam a estória, uma vez que a mesma fora estudada em sala de aula com os seus professores. No entanto, consideraram extraordinário que a mesma tenha sido contada por uma “Contadora Profissional”; Assim a definiu um aluno!.

Estão de parabéns os alunos por terem um comportamento irrepreensível. Participaram ativamente na interação estabelecida com os alunos.

 

 

 

 

 

 

 

Formação de utilizadores

Decorreu no dia 2 de outubro, na escola básica dos Nova decorreu a formação de utilizadores de biblioteca do 1º.ano.

nova

© JoaquimRebelo

Todos os alunos do 1º. ano da escola tiveram oportunidade de conhecer alguns termos relativos à biblioteca escolar. Para tal visualizaram dois vídeos disponíveis na Web e, adequados à faixa etária dos alunos, “Ruca, o bibliotecário” e “Ruca, o Ratinho da biblioteca”.

De seguida, os alunos foram visitar a biblioteca, conhecer o espaço e a forma como os livros se encontram organizados.

Os alunos foram muito interventivos e evidenciaram ter adquirido o conhecimento transmitido.

Anúncios