EBI Luís Amaro

A Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade escolar e local uma Santa Páscoa!

easter-3091910_960_720

No dia 6 de março os meninos do jardim de infância estiveram na Biblioteca Municipal a participar na atividade “LiLi RiRi – Uma mão cheia de histórias”.

Podem acompanhar todos os momentos na página Inicio deste blog.

 

 

SL2Artistas Digitais – XVII Edição – Ano Letivo 2017/18

artistas digitais

Para os mais novos (Educação Pré-escolar e 1.º CEB), propomos o tema “Sei uma história…” em que o desafio consiste na representação de momentos, personagens ou ações de uma história que escutaram ou leram num livro ou da emoção que sentiram quando a escutaram ou leram pela primeira vez. De alguma forma, podemos dizer que lhes pedimos uma sugestão de leitura para outros meninos e meninas. Aos alunos do 2.º CEB, propomos o tema “Cenas da Leitura” com uma abordagem mais centrada no ato de ler e na importância do mesmo como fonte de aprendizagem, do desenvolvimento do imaginário, de evasão e entretenimento.

 

 

 


“Desculpa …. por acaso és uma bruxa?”

A contadora de estória Ana Esteves visitou o JI Luís Amaro para apresentar a obra “Desculpa …. por acaso és uma bruxa?”  de Emily Horn.

O livro é recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta e faz parte do Plano Nacional de Leitura

“O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler A Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas adoram gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: «Desculpa… Por acaso és uma bruxa?», engana-se sempre! Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à biblioteca… sem desconfiar de que há uma grande suspresa à sua espera!” in https://www.wook.pt/livro/desculpa-por-acaso-es-uma-bruxa–emily-horn/92738

 

Participaram na atividade a educadora Alzira Rodrigues, a professora bibliotecária Anabela Torre  e a contadora de estórias Ana Esteves.

A atividade iniciou-se com a leitura da obra.

350x

Os alunos tiveram oportunidade de ouvir a contadora cantar uma música. Nesta sequência, também a educadora cantou uma música para os presentes.

Foi mais um momento de animação e sã convivência com os meninos do JI.

Obrigada a todos!

 

Encontro com a Dra Helena Mineiro

No dia 13 de outubro a Dra Helena Mineiro este presente no JI Luís Amaro para apresentar o livro “O Sorriso de Clarisse”.

o-sorriso-da-clarisse

O livro apresenta-nos Clarisse, uma menina com um dom muito especial: “Ninguém fica indiferente à magia do sorriso da Clarisse. Sorrir é elevar a vida ao melhor de nós, a Clarisse sabe isso e procura transmitir esta mensagem a todos aqueles com quem se cruza: Quando estiveres triste, respira fundo e procura bem dentro de ti esse sorriso que às vezes trazes adormecido, depois é só brincares com ele e devolvê-lo a todos os teus amigos”. in http://edicoesmahatma.pt/literatura-infantil/52-o-sorriso-da-clarisse-9789899966307.html

Os meninos e meninas sentaram-se no espaço destinado à leitura e ouviram atentamente toda a estória. Posteriormente, desenharam os seus sorrisos.

A Dra Helena Mineiro e a Prof. Bibliotecária Cláudia Cruz participaram no momento dedicado aos sorrisos!

Depois desta atividade, criaram um sorriso muito especial! para mostrarem aos pais e E.E. a experiência vivenciada com esta atividade.

Anúncios